Alimentos para o verão

Home Destaques Alimentos para o verão

Alimentos para o verão

Alimentos para o verãoA Nutricionista da SpineMED, Kathy Ortiz, dá dicas para se manter saudável e bem hidratado na estação mais quente do ano.

É verão, e as temperaturas altas e a má alimentação podem causar desidratação. Cuidado! Além disso, nessa época é essencial que os bons hábitos alimentares continuem fazendo parte da rotina diária. No verão, as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores. A vantagem é que o calor favorece a ingestão de mais líquidos e alimentos mais leves. Mas não espere sentir sede para ingerir líquidos, essa sensação é um sinal de desidratação.

É importante introduzir alimentos  como frutas, saladas, legumes, sucos naturais, sanduíches leves e carnes magras, por serem alimentos saudáveis e de fácil digestão. Evite o consumo de frituras e alimentos mais gordurosos, que dificultam a digestão.

Cuidado com o preparo dos alimentos. Com o calor intenso, a proliferação de bactérias é maior, podendo causar contaminação aos alimentos. Lave bem as frutas e verduras ante de comer.

Confira algumas dicas para manter uma alimentação saudável neste verão:

Frutas: Dê preferência às frutas com maior quantidade de água, além de refrescar, elas ajudam a manter a hidratação do organismo: abacaxi, laranja, uva, melancia, pêra;

– Água: Ingira água em quantidade suficiente para evitar desidratação, uma vez que há grande perda de líquidos nesta estação;

– Água de coco: Nutritiva e ajuda manter boa hidratação;

– Saladas, legumes e verduras: compostas por 90% de água, ajudam na hidratação da pele além de conter vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.