Doenças da coluna

Home Doenças da coluna
spis

ABAULAMENTO DISCAL (OU PROTRUSÃO DISCAL):

É resultado da degeneração dos discos intervertebrais da coluna. Pode ser causado por vários motivos, entre eles o processo natural de envelhecimento. Essa degeneração causa fissuras em seu anel fibroso (o anel que circunda o disco), não conseguindo impedir que…

image003

ESCOLIOSE

A coluna vertebral apresenta um padrão linear quando vista no plano frontal. Normalmente, quando avaliada no plano lateral, é possível observar duas curvas naturais: para trás na área do tórax é chamada cifose, e para frente na área da lombar…

image005

DOR CIÁTICA

O principal sintoma da hérnia de disco lombar é a dor ciática, que consiste na dor irradiada para as pernas, podendo haver perda de força, sensibilidade ou reflexos na área inervada pela raiz lesada (queimação, formigamento). Logo, dependendo do nível…

Sem título7

HÉRNIA DE DISCO

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco. A doença se divide em quatro fases, de acordo com o seu grau de degeneração e comprometimento das raízes…

image011

LOMBALGIA

É chamado de lombalgia (ou dor lombar baixa, do inglês low back pain) quadros de dores na região lombar. As lombalgias podem ser associadas ou não a dores ciáticas (lombociatalgia) – dores irradiadas para glúteo, coxa, perna e/ou pé. Segundo…

image014

ESTENOSE DO CANAL

ESTENOSE O termo estenose do canal vertebral lombar (ECL) significa a diminuição do espaço anatômico do canal espinhal (local por onde passa a medula e raízes nervosas) e está associado com uma infinidade de sintomas clínicos. A incidência anual de…

bico de papagaio

OSTEÓFITOS (BICO DE PAPAGAIO)

Mesmo antes de aparecerem os osteófitos marginais, os discos intervertebrais (“amortecedor” entre as vértebras) já envelhecem, desgastando e perdendo suas características normais. Com o desgaste da articulação vertebral (degeneração do disco intervertebral) acontece a instabilidade do segmento da coluna, e assim…

image016

ESPONDILOLISTESE

Espondilolistese degenerativa (ED) é a forma mais comum de espondilolistese presente nos pacientes acima de 50 anos e atualmente é a cirurgia de coluna lombar mais comum em pacientes acima dos 65 anos. Ela consiste no escorregamento de uma vértebra…

Imagem de fluoroscopia durante injeção facetária de corticoide associado a contraste (círculo vermelho). A seta mostra a agulha utilizada no procedimento.

DEGENERAÇÃO FACETÁRIA

Dor lombar é a segunda maior causa de visita ao clínico geral, sendo a chance de ocorrer um evento de dor nas costas durante a vida chega, segundo a OMS, a 80% da população. Cerca de um quarto desses pacientes…

image020

DDD / DOR DISCOGÊNICA

DISCOPATIA DEGENERATIVA DISCAL(DDD) Estudos científicos comprovam que as dores nas costas são resultado de modificações multifatoriais, incluindo músculos espinhais, ligamentos, raízes nervosas e o disco intervertebral. Os discos estão localizados entre duas vértebras adjacentes, e têm como propósito principal sustentar,…