Saiba quais são os alimentos que ajudam a prevenir as dores nas costas

Home Destaques Saiba quais são os alimentos que ajudam a prevenir as dores nas costas

Saiba quais são os alimentos que ajudam a prevenir as dores nas costas

Saiba quais são os alimentos que ajudam a prevenir as dores nas costasSegundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 5,4 milhões de brasileiros sofrem de dores nas costas. Porém, o que muita gente não sabe, é que pode-se amenizar estes sintomas através da introdução de alguns alimentos na dieta do dia-a-dia.

Os alimentos funcionais são aqueles que ao serem consumidos, além das suas funções nutricionais, produzem alguns efeitos metabólicos e fisiológicos no organismo. Estudos realizados na Universidade da Califórnia – EUA afirmam que o consumo regular destes alimentos, exerce efeito positivo em relação ao alívio de dores inflamatórias.

Saiba quais são esses alimentos:

Salmão: Rico em ômega-3, ele ajuda a reduzir dores e inflamações.

Azeite de oliva: Reduz inflamação dolorosa das articulações, de acordo com Hyon Choi, professor de medicina na Boston University School od Medicine.

Cúrcuma: Tempero rico em curcumina, um ingrediente responsável pela propriedades anti-inflamatórias.

Cebola: Esse alimento contém altos níveis de fitoquímicos, que podem reduzir inflamações no corpo. Um estudo aponta que a quercetina, um composto encontrado na cebola, é o responsável por esse efeito.

Alho: O alho possui fitoquímicos, que foram mostrados em estudos com camundongos e ratos, como agentes anti-inflamatórios semelhantes ao ibuprofeno.

Framboesas, morangos e amoras: Essas frutas contêm fitoquímicos, conhecidos como antocianinas, que possuem efeito anti-inflamatório, além de exercer efeito protetor de todas as cartilagens.

Abacate: O abacate reduz a produção de substâncias inflamatórias no organismo através de um composto chamado  beta-sitosterol.

Nozes, castanhas, amêndoas, pecãs, avelãs e outras frutas secas: Ajudam a diminuir dores musculares. As oleaginosas tem alto teor de Magnésio, aliviam as dores da contração muscular, tem ação anti-inflamatória e atuam na regulação da pressão arterial.

Gengibre: É um excelente anti-inflamatório natural, pode ser utilizado no tratamento de diversas doenças que ajudam a reduzir a dor articular, é também anticoagulante e antioxidante.

*Informações fornecidas pela nutricionista Kathy Ortiz